Serviço social:rompendo com a alienação
Capitulo III – Serviço Social: rompendo com a alienação
O século XX e a questão social
O contexto histórico do sec. XX apresentou uma gama de acontecimentos, a Grande depressão, o aumento dos fluxos migratórios para os Estados Unidos devido às grandes dificuldades que se colocavam ao trabalhador europeu. Os norte americanos escaparam quase que sem marcas da Grande depressão, pois ali crescia o capitalismo, que se expandia juntamente com a indústria ferroviária e se constituía num pólo de atração aos trabalhadores empobrecidos e desempregados.
A grande depressão prosseguia, ora dando sinais de recuo, ora avançando ainda mais.
No inicio do sec. XX o quadro econômico tornou-se um pouco mais estável, mas esta estabilidade durou pouco, logo foi interrompida por um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que precederam a I grande guerra mundial e a Revolução de 1917 na Rússia.
Por outro lado, na relação capital trabalho, houve amadurecimento do processo organizativo por parte do movimento operário mantendo a classe dominante em alerta permanente. O Estado burguês considerava atentamente as reivindicações dos trabalhadores, inclusive a realização de negociações coletivas.
Diante dos acontecimentos no sec. XX pelo menos duas situações eram claras:
1. A questão social estava posto no centro do palco histórico;
2. No confronto entre os atores envolvidos, o domínio principal já não era mais do capital.
Foi num contexto marcado por dramas e tragédias que o sec. XX viveu sua historia. O capital despindo-se de suas mascaras e desfazendo as ilusões criadas, apresentando a dura realidade para aqueles que se alimentavam dos sonhos do progresso e da estabilidade financeira.
A sociedade capitalista estava à beira do colapso com um quadro social bastante preocupante onde índices de desemprego e a pobreza crescia de forma generalizada tanto na Europa quanto nos