Serviço social no brasil
Centro de Educação a Distância
Valparaizo de Góias setembro 2011
Serviço Social no Brasil
(2° Maria Lúcia Martinelli)
Tutor presencial: Dayse Licarião
Grupo : QUERER É PODER
Alunas:
Maria Betânia Cordeiro de Sousa RA:2337442724
Emes Ângela Alcantara de Jesus RA:2330429759
Graziele Cândida Silva RA:2323401696
Adriana Lopez RA:
Serviço Social no Brasil
Trajetória Histórica: Alienação e critica
A autora relata que o surgimento do serviço social no Brasil se da nos primeiros anos da década de 30 ,com a iniciativa de vários setores da burguesia vinculados a igreja tendo como referencia o serviço social europeu,que tinha a finalidade de preparar “trabalhadores sociais”.
O processo revolucionário em curso no Brasil vinha exigindo uma preocupação da classe dominante ameaçada pelo movimento operário, já que a repressão típica da primeira republica não se mostrava eficaz. A luta pelas questões sociais levava o proletariado a avançar em seu processo organizativo, o que era visto com preocupação pela burguesia.
Os setores dominantes uniram-se como poderes organizados e procuraram estratégias para recuperar e defender os seus interesses.
A luta de classes que se formava, determinava um quadro marcado pelas tensões.
A republica velha estava acabada e teve seu fim determinado pelo movimento político-militar.
Nasce a republica nova e com ela a missão de resgatar o clima de harmonia social,com estratégias de baixar o clima de tensões entre os trabalhadores .Nesse contexto,constatou-se que era preciso controlar a massa operaria e essa foi a primeira missão do serviço social no Brasil.
O estado fortalece sua aliança com a igreja e com os setores mais abastados no intuito de intermediar com os operários atendendo algumas reinvidicações , principalmente aquelas que demandavam condições de alimentação,moradia e saúde.
O serviço social passou a situar-se no processo de reprodução das