Fichamento livro Serviço Social:identidade e e alienação
Curso de Serviço Social- 3º semestre Disciplina: Fundamentos histórico teórico metodológico
Prof: Tereza Cristina
Aluna: Girlane Medeiros da Silva
Fichamento Martinelli, Maria lúcia. Serviço Social: identidade e alienação/ Maria Lúcia Martinelli.- 12. Ed – São Paulo : Cortez, 2008.
1) Questões fundamentais da autora
“O aprofundamento dos estudos sobre a trajetória histórica do Serviço Social, por exemplo, despertava em mim uma grande motivação, pois aí estava uma questão que sempre me aguçava a curiosidade: saber até que ponto tal trajetória favorecera ou impedira o desenvolvimento da consciência social dos agentes, saber como a alienação penetrara tão fortemente no interior da categoria profissional, permitindo que o fetiche da prática aderisse firmemente a ela, chegando a transfigurá-la, dando-lhe a conotação de uma prática alienada, alienante, e alienadora, enclausurada nas instituições e distanciada das lutas de classes.” (p. 16)
“[…] uma outra indagação crucial era saber até que ponto os agentes tinham consciência de que a burguesia estava assumindo progressivamente o controle de sua prática, transformando-a em uma estratégia de domínio de classes, em um instrumento de reprodução das relações sociais de reprodução capitalista.”(p.16)
2) Qual a hipótese das perguntas?
“A pergunta que se impunha era: os agentes tinham consciência de que, operando com tal identidade, suas ações profissionais passavam a constituir respostas aos interesses do capitalismo, contribuindo para a reprodução das relações sociais capitalistas e para a expansão do capital?”(p.16)
“[...] estava claro para os agentes que, ao sucumbirem a lógica do capital, era o seu próprio ser dialético, sua consciência sócia, sua identidade profissional que sucumbia, para dar lugar a um não-ser, a um ser sem