Arte poética de horácio
A arte poética está inscrita no gênero epistolar, destinada: aos amigos, aos Pisões, ao pai e aos filhos do pai. Pode ser uma referência a Lúcio Pisão e seus filhos. Por esse motivo, ela mistura as matérias, a fim de causar a impressão de verossimilhança ao texto. Há um ocultamento de articulações, o que faz com que nenhuma das divisões propostas para o texto da Arte Poética corresponda exatamente à realidade. A arte poética não é um tratado sistemático, não utiliza citação de fontes ou de autoridades. É uma exposição de preceitos para o fazer poético. Dos comentadores antigos, Porfirião diz que a principal fonte para Horário na Arte poética seria Neoptólemo de Pário. A referência que existe de Neoptólemos se dá por Filodemo de Gádara. Segundo Neoptólemo, a divisão da poética que está presente em seus estudos é:
Poiema – poema - elocução
Poiesis – poesia - invenção
Poietés – poeta - artífice
Os estudiosos tentam dividir a arte poética de acordo com esses elementos, mas, por causa do gênero, não é possível fazer uma divisão bem delineada, com a exceção da parte poietés. O texto da Arte Poética é bastante condensado, de modo que, muitas vezes Horácio trata sobre mais de um assunto ao mesmo tempo.
Brink propõe a divisão:
1-40 – introdução
41-118 – elocução
119-294 – invenção
295-476 – poeta
A forma métrica da Arte Poética é o hexâmetro dactílico. É um texto que faz uso de imagens poéticas e metáforas. Muitas vezes ele dá o preceito junto com o exemplo. As partes da poética conversam umas com as