servico social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O surgimento do serviço social no Brasil se inicia por conta da revolta do proletariado contra os donos das indústrias “os burgueses” em busca de benefícios e melhores condições de vida. O serviço social criado pelo estado e burgueses com apoio da igreja católica usava os meios do serviço para beneficio próprio usando esse poder contra o proletariado para se submeterem a eles e pararem com os manifestos.
Só que com o tempo surgiu às primeiras escolas de serviço social, dando inicio a uma nova era onde passou de setor privado para um setor publico, assim beneficiando a todos e não só a classe dominante.
Com as questões sociais veio à primeira instituição publica na atuação do serviço social que foi a previdência social, surgindo a partir disso outras instituições. Desde o inicio da questão social no Brasil, as grandes refrações sociais no pais ainda vem causando muita desigualdade social na qual muitos até hoje vem lutando pelos seus direitos.
2 DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social surgiu em 1930 por causa do surgimento das indústrias fazendo com que a sociedade rural emergisse para a cidade em busca de melhorias. Com o grande crescimento capitalista surgiram vários conflitos entre o proletariado e a burguesia no sentido daquele reivindicar seus direitos como trabalhadores.
Nessa época teve uma revolução constitucionalista onde o presidente Washington Luis depós pondo fim a república velha, e logo em seguida Getúlio Vargas assume o poder. Na era Vargas a questão social era encarada com repressão e as leis não eram suficientes para resolver os problemas dos trabalhadores, causando assim muitos manifestos que paravam a economia da época, tendo como resultado a criação da legislação social.
A partir desse contexto, o