DESIGN SOCIAL: A MISSÃO ESQUECIDA
DESIGN SOCIAL: A MISSÃO ESQUECIDA
Autoras
Ana Claudia Lopez Pinaya
Natatcha Navarro Polillo
Orientador Prof. Me. Luis Emiliano Avendano
RESUMO
Design social é a execução de projetos que visam o bem estar da população de forma ampla e inclusiva, ou seja, busca abranger pessoas de diversos contextos sociais. Sabe-se que hoje, o design é voltado para públicos específicos, e em sua grande maioria, pessoas de classe média, alta e saudáveis, sendo desconsideradas as pessoas que fisicamente ou economicamente são limitadas. Esta pesquisa questiona também o esquecimento por parte dos designers em relação ao design social procurando descobrir porque não é praticado.
Outro assunto, anexo ao tema, é a questão da sustentabilidade, porém, como é muito discutido, mas em alguns casos desconsiderado, esse tema também foi objeto de estudo. O fato de algo ser simplesmente reciclável não o torna sustentável, não são apenas perguntas como “de onde veio, e para onde vão” que devem tornar um produto sustentavelmente correto responsável, mas outros fatores devem ser considerados como a forma de produção, o gasto de energia e água, a mão de obra, a quantidade de matéria-prima que foi retirada da natureza, é importante também analisar se a natureza será capaz de recompor aquilo que foi tirado sem que comprometa a geração atual e de um futuro próximo.
Palavras-chave: Design social, Design Sustentável, Design Inclusivo, Design Humanitário.
2
1 INTRODUÇÃO
Design social em suas discussões é definido de diferentes formas por profissionais diversos, porém sua essência e contexto são os mesmos.
Design Humanístico, Ecodesign1, Design Universal e o próprio Design Social possuem alguns princípios básicos em comum, são eles: foco universal, sustentabilidade e responsabilidade social, visando a melhoria da qualidade de vida da população, independente de sua classe social ou estado físico.
“O design sempre foi inclusivo, sustentável, mas