Serra Gaúcha
A área era habitada por índios caingangues desde tempos imemoriais, mas estes foram desalojados violentamente pelos chamados "bugreiros"2 , abrindo espaço, no final do século XIX, para que o governo do Império do Brasil decidisse colonizar a região com uma população europeia. Desta forma, milhares de imigrantes, em sua maioria italianos da região do Vêneto e alemães da região do Hunsrück, cruzaram o mar e subiram a Serra Gaúcha, desbravando uma área ainda quase inteiramente virgem.
Depois de um início cheio de dificuldades e privações, os imigrantes conseguiram se estabelecer na região, com uma economia baseada inicialmente na exploração de produtos agropecuários, com destaque para a uva e o vinho, cujo sucesso se mede na rápida expansão do comércio e da indústria na primeira metade do século XX. Ao mesmo tempo, as raízes rurais e étnicas da comunidade começaram a perder importância relativa no panorama econômico e cultural, à medida que a urbanização avançava, formando-se uma elite urbana ilustrada e ocorrendo a integração com o resto do Brasil.
Localizada na região nordeste do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha é composta por cenários inebriantes, de beleza natural e cultural. Colonizada por diferentes etnias, além da influência das tradições gaúchas, a cultura italiana e alemã predominam na maioria das cidades fundadas por imigrantes que vieram em busca de trabalho e prosperidade e adotaram o Brasil como sua nova pátria.
A Serra Gaúcha é composta por aproximadamente 70 municípios(Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Casca , Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Canela, Gramado, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma, Protásio Alves, Santa Tereza, Santo Antônio de Palma, São Marcos, Serafina Corrêa...) que por sua vez integram 05 regiões turísticas. Destacamos Gramado na Região das Hortênsias por ser um