Energia Solar Viabilidade de implantação Serra Gaucha
NUCLEO UNIVERSITARIO DE SÃO MARCOS
DISCIPLINA UNIVERSIDADE E SOCIEDADE
GUSTAVO ZANIOL
JOÃO PEDRO TOMÉ
ROBERTO RENON
WILLIAM PEGORARO
ENERGIA SOLAR
SÃO MARCOS
2015
Energia Solar A energia Solar é uma energia limpa já bem difundida em alguns países da Europa, Japão e em paises denvolvidos. No Brasil ela ainda é uma tecnologia muito cara, mas que vem sendo implementada com sucesso através de incentivos do governo e dos esforços de empresas que estão nacionalizando o sistema e outras que pesquisam a disponibilidade da implementação do sistema levando em conta a radiação solar.
Existem dois tipos de sistema de energia Solar. Estes podem ser térmicos (para aquecimento) ou fotovoltaicos (para energia elétrica). A energia solar térmica serve para chuveiros, piscinas, aquecimento de ambientes ou processos industriais. Já o sistema fotovoltaico pode ser utilizado em locais remotos, sem energia ou onde o custo de se conectar a rede elétrica é elevado, sendo chamados de sistemas Isolados (off grid). Pode também ser usado em locais com acesso à energia elétrica, onde os painéis são usados para a redução do consumo, sendo chamados de sistemas conectados à rede (Grid tie). Ambos os sistemas são instalados de forma que possam captar a maior incidência de luz possível, sendo esta a função dos painéis fotovoltaicos que em seu interior possuem células fotovoltaicas feitas de silício.
No sistema fotovoltaico conectado a rede elétrica (grid tie), os 12V de corrente continua absorvido pelos painéis são transformado pelo inversor de frequência em 220v de corrente alternada usados na maioria dos equipamentos domésticos. O inversor também é responsável pela sincronia com a rede. O excedente de energia produzida por esse sistema é enviado à rede elétrica onde o relógio registra esse excedente como crédito que será compensado pelo consumo durante a noite, dias nublados ou até mesmo nos próximos meses. Para isso, a concessionária trocará o