Análise Microclimática
1) A diferença entre clima e tempo:
Tempo: é a temperatura momentânea do local.
Clima: é preciso observar a temperatura de um local por um longo período para definir seu clima.
2) ‘’O clima em Curitiba está nublado’’. A frase está errada porque o clima não é a temperatura no momento, o certo seria ‘’O tempo em Curitiba está nublado’’.
3) A meteorologia nos ajuda a ver a previsão do tempo, é muito usada por agricultores para plantar as sementes na época de chuva certa e até na colheita, a aeronáutica também a usa para o conforto dos passageiros na viagem e a segurança dos voos e facilita para eles acharem as rotas mais rápidas e econômicas. A defesa civil a usa para prever enchentes e desabamentos, alertando a sociedade.
4) Um climograma representa o clima de alguma região e também para ajudar e facilitar na compreensão deste. Eles ficam observando as temperaturas ocorridas em certa região por mais ou menos um ano e representam em um gráfico (climograma).
5) Para determinar o clima de certa região, é preciso analisar vários fatores, entre eles:
Latitude: se a região estiver mais perto da linha do Equador, mais quente ela será. Ou seja, quanto maior a latitude da região, menor sua temperatura. ex: a América Central é bem mais quente que partes do Canadá.
Altitude: lugares com menores altitudes são mais quentes e lugares com maiores altitudes são mais frios, porque se aquece o ar através de irradiação. ex: topos de montanhas.
Maritimidade: certa região pode ser mais úmida porque ela está mais perto de um oceano, a água deste evapora e deixa mais densas as chuvas, consequentemente deixando a região com índices pluviométricos mais altos.
Continentalidade: locais mais longe dos oceanos são menos úmidos, porque a água do oceano influencia muito nas chuvas.
Relevo: dependendo da onde certa área está localizada, o relevo pode modificar o clima. Se estiver entre montanhas, as massas de ar úmidas tem mais dificuldade para chegar à região,