PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS EM AGROECOSSISTEMAS NA SERRA GAÚCHA.
PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS EM AGROECOSSISTEMAS NA SERRA
GAÚCHA.
Maximiliano Arcari Becker1
Resumo
Impacto ambiental pode ser entendido como um desequilíbrio provocado por um choque, que é o resultado da ação do homem sobre o meio ambiente ou acidentes naturais. Aqui trataremos do
impacto causado pela ação do homem,
principalmente os referentes a agricultura, os quais devemos ter cuidado pois mesmo que ocorram a nível local, podem causar conseqüências em escala global.
O trabalho em questão visa realizar uma breve reflexão sobre alguns impactos ambientais causados em agroecossistemas, suas possíveis causas bem como a importância de um manejo de solo adequado; visando unir conservação ecológica à produtividade no campo.
Palavras-chave: agroecossistema,queimada, erosão, agrotóxicos.
Introdução
A agricultura surgiu da necessidade de o homem estabelecer-se em um local, e há milhares de anos estes intensificaram o uso e o cuidado com determinadas plantas e animais, selecionando os melhores para a obtenção de alimento, sem precisar deslocar-se grandes distâncias.
Também não é de hoje que o homem preocupa-se com o meio ambiente, mas na atualidade este é assunto recorrente, pois a contínua degradação ambiental pela exploração dos recursos naturais disponíveis vem ocasionando diversos transtornos.
Neste artigo procura-se destacar impacto ambiental enquanto entendido como o efeito significativo no meio, um desequilíbrio causado pela ação do homem no
1
Acadêmico do Curso de Agronomia da Universidade de Caxias do Sul – UCS – Campus Universitário de Vacaria
– CAMVA.
2
ambiente. Diferenciando-o por se tratar da relação impacto ambiental em agroecossistema. O objetivo geral deste trabalho é destacar que os impactos ambientais existem, mas que podem ser amenizados desde que realizado um manejo consciente e adequado nos agroecossistemas, dirimindo assim o efeito nocivo de práticas como a queimada e o uso dos agrotóxicos.