Sequência didática
Marivalda Carneiro de Almeida
Disciplina: Alfabetização e Letramento
Público alvo: Ciclo da Infância, Anos 1, 2 e 3
Tema: Fábulas- Leitura e escrita
Número de aulas: 6 A Fábula é um gênero narrativo de composições literárias, cujos personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, como: a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. Ela pode ser vista como um excelente exercício de reflexão sobre o comportamento humano e as vicissitudes da vida, e não como uma forma de inculcar no leitor certas “verdades”. Pedagogicamente, as atividades de leitura e escrita com Fábula exige a participação ativa do professor, pois ele deve estimular os alunos a se posicionarem criticamente diante do texto, pedindo-lhes que comentem as ações dos personagens e que reflitam sobre a situação apresentada, relacionando-a com fatos da vida real.
PASSO A PASSO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1º Passo - Conhecimento prévio dos alunos:
Você já ouviu falar em fábula?
Quem são os personagens da fábula?
O que eles representam?
O que vem no final do texto? Para que serve?
O professor faz a leitura de uma fábula, diferente das entregues aos alunos, para que eles verifiquem a entonação, pontuação, título, enredo e moral.
2º Passo - Construindo a compreensão do gênero - Fábula
Dividir a sala em três grupos e o professor distribui para cada grupo duas fichas de cartolina, com um provérbio conhecido, sem fazer indicação dos títulos, esclarecendo que este é um tipo de frase concisa e com um sentido exato e que apresenta um ensinamento proveniente da sabedoria popular. Entrega também fichas em branco para que os grupos acrescentem outras frases por eles conhecidas no mesmo estilo.
Devagar e sempre se vai ao longe ( A tartaruga e a lebre– Esopo );
Quem desdenha quer comprar (A raposa e a uva – Esopo);
O pequeno