engenharia
E SUAS ANOMALIAS
Autores:
Josemar Araújo
Paulo Costa
Rio de Janeiro
Julho de 2010
1
INTRODUÇÃO
Conceito da Alvenaria Estrutural
São paredes dimensionadas com a finalidade de suportar as cargas dos pisos. Sua capacidade é o resultado do conjunto de materiais constituídos, tais como o bloco de concreto estrutural, a argamassa e o graute, ou seja, além das funções de uma alvenaria convencional (vedação, divisão de ambientes e isolamento termo – acústico) a alvenaria tem a função estrutural de substituir pilares e vigas.
2
HISTÓRICO
A utilização da alvenaria como elemento estrutural apenas comprimido é uma das mais antigas formas de construção empregadas pelo homem.
3
HISTÓRICO
1966 - No Brasil o primeiro registro de construção em alvenaria estrutural, com execução de habitação popular de 04 (quatro) pavimentos.
1972 - Foi executado no Central Parque - Lapa – São
Paulo 04 (quatro) torres com 12 pavimentos.
1990 - Tem–se inicio ao desenvolvimento tecnológico no Brasil, com formação de centros de pesquisa e disseminação na produção de edifícios de padrão médio, há registro de construções com até 24 pavimentos, mas a corrente de calculistas prefere como patamar edifícios de até 16 pavimentos.
4
Tipos de Alvenaria Estrutural
• Alvenaria Estrutural Não Armada
Constituída de blocos assentados com argamassa, podendo ter armaduras sem função estrutural.
• Alvenaria Estrutural Armada / Parcialmente
Alvenaria onde há a colocação de armaduras
(verticais e horizontais) nos blocos e calhas U grauteadas, sendo essas dimensionadas para absorver esforços calculados.
5
A figura ao lado verificamos que a priori há uma alteração do Fbk (resistência do bloco),
Fgk (resistência do graute) e
Fak (resistência da argamassa de assentamento) à medida que nossa obra é executada, ou seja, à medida que levantamos a edificação esses valores diminuem.
6
VANTAGENS DA