Sequência didática de português- trabalhando com o gênero cordel
Fundamento do Ensino da Língua Portuguesa II
Professoras: Ana Claudia Pessoa
Alunas: Diandra Melo, Laís Rodrigues, Marcella Lima e Poliana Cavalcante
4º ano do Ensino Fundamental
Tema: O Resgate da Riqueza Expressiva - Cordel
Aula 1
Conteúdos
Objetivos
Metodologia
Tempo
Avaliação
Leitura
Oralidade
Análise Linguística
Entrar em contato com cordéis diversos, reconhecendo-os como meio de problematização de questões sociais e culturais, políticas de uma sociedade.
Eleger um cordel para a leitura
Compreender a relevância dos recursos não verbais (entonação, ritmo, pausas) usados na leitura do cordel.
1° Momento: Iniciaremos à aula expondo na sala, 10 folhetos de cordéis num varal utilizando como critério de seleção de alguns cordéis por assunto (romance, humor, cangaço, crendices populares, ciência, política, e assuntos sociais diversos) para que os alunos possam ter um primeiro contato com o devido gênero. Perguntaremos se eles sabem o que está pendurado neste varal, e depois solicitaremos aos educandos se para se organizem em duplas, para que façam um percurso pelo ambiente, observando lendo um dos cordéis expostos.
2° Momento: Pediremos que cada dupla leiam o cordel que mais lhe chamou a atenção e justifique o motivo da escolha. O que for elencado pelos alunos deverá ser anotado pela professora na lousa. A professora fará perguntas do tipo: Quais os temas retratados nos cordéis lidos pelas duplas? Há rimas? Estes temas são próximos do nosso contexto social? A docente pedirá que eles opinem sobre cada cordel e compare os diferentes temas retratados.
3° Momento: Posteriormente, a docente propõe uma votação para que os alunos escolham um cordel para ser lido pela mesma. A leitura do folheto deverá ser feita pela professora num primeiro instante de forma sem entonações, ritmos e pouco expressiva. E depois a fará uma leitura com todas as entonações adequadas ao gênero. Sendo questionado aos alunos