Pcn ensino fundamental
CURSO DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Conteúdos de Língua Portuguesa para o primeiro ciclo
TRATAMENTO DIDÁTICO
No início da escolaridade, é preciso dedicar especial atenção ao trabalho de produção de texto, pois é muito comum acreditar que produzir textos é algo possível apenas após a alfabetização inicial. E, no entanto, é possível produzir linguagem escrita oralmente e construindo assim, o conhecimento sobre a linguagem escrita antes mesmo que se saiba escrever autonomamente.
No primeiro ciclo deve-se propor aos alunos que leiam e escrevam, ainda que não o façam convencionalmente. Mas o fato de as escritas não-convencionais serem aceitas não significa ausência de intervenção pedagógica para a construção da escrita convencional, muito pelo contrário. Por ser condição para a constituição da autonomia leitora, escritora e também intelectual, o quanto mais rapidamente os alunos chegarem à escrita alfabética, mais e melhor poderão avançar na aprendizagem dos conteúdos propostos nesse ciclo.
É necessário, portanto, organizar situações de aprendizagem que possibilitem a discussão e reflexão sobre a escrita alfabética, de modo a possibilitar que o professor conheça as concepções que os alunos possuem sobre como escrever e assim possa intervir para ajudá-los a pensar sobre elas.
Se a produção de textos já merece bastante atenção no início da escolaridade, mais ainda a produção de textos por escrito, para isso é importante que as atividades de produção de textos escritos se organizem de forma que seja possível para os alunos a apropriação progressiva dos diferentes procedimentos necessários ao ato de escrever e a experimentação dos diferentes papéis envolvidos.
Em se tratando da leitura, ainda que o primeiro ciclo seja o momento da aprendizagem do sistema de notação escrita, as atividades precisam realizar-se num contexto em que o objetivo seja a busca e a construção do significado, e não simplesmente