Sequencia didática - tema violencia
Introdução:
A violência é um problema social que está presente nas ações dentro e fora das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos envolvidos.
Nessa SD, iremos trabalhar com charge, peça teatral, recortes de jornais e revistas, texto, poema, texto narrativo, filme, reportagem, texto, texto e vídeo, para que os alunos reflitam os diversos comportamentos no mundo contemporâneo.
Metodologia:
A metodologia é a forma de inserir a análise linguística na rotina da aula de Língua Portuguesa.
Aula 1:
Cronograma: 4 aulas
O que o aluno poderá aprender: É importante assinalar que a violência não se vence. Esta idéia de superação da violência pela violência não avança, reproduz o que está vigente, a cada vez em um nível de mais intensidade. É preciso compreender a violência como um fenômeno psicossocial complexo pelas formas de manifestação e de suas causas.
Objetivos de Aprendizagem: Analisar o papel da escola-família-meio-sociedade, a interação dos componentes para inserir o jovem na sociedade contemporânea.
Conteúdo:
Charge
Atividades Propostas:
Relacionar a charge ao seu contexto de produção (interlocutores, finalidade, lugar e momento em que se dá a interação). Ajude o aluno a ler a imagem e a comparar com as situações do mundo real.
Atividade 1:
[pic]
[Imagem 1]
Aula 2
Cronograma:
6 aulas
O que o aluno poderá aprender:
Com essa dinâmica, eles poderão apreciar melhor os efeitos sugeridos pela narrativa, além de compreenderem como os diálogos entre as personagens tornam a narrativa mais viva, verossímil.
Objetivos de aprendizagem:
A dramatização possibilita que os participantes vivenciem os seus conflitos de interação social, liberem tensões e elaborem criativamente novas formas de solução. Na dramatização, a situação é vivenciada como se fosse real, deixando que aflorem emoções, que apareçam conflitos reprimidos e que os participantes se sensibilizem nas relações