Plano de aula sobre violencia urbana
Objetivos
Analisar o papel do Estado nos processos de "pacificação" nos centros urbanos brasileiros
Entender a perspectiva sociológica sobre o conceito de Estado
Conteúdo Programático
Violência
Contexto das grandes cidades
Funções do Estado
Segurança pública
Metodologia
1ª etapa
Comece com uma questão: o que significa pacificação e o que são as unidades de polícia pacificadora, as UPPs?
Em seguida distribua cópias da reportagem de Veja e conduza uma leitura dirigida. Se necessário, esclareça as dúvidas da turma sobre situações ou expressões mencionadas no texto. Para incentivar a discussão, trate de forma mais detalhada alguns dos trechos:
1. "As primeiras conquistas são visíveis. O amontoado de lixo e o emaranhado de fios ilegais pendentes vão aos poucos sendo subtraídos da paisagem. A frequência e o rendimento escolar subiram e o morro avança rumo à formalidade: 460 negócios foram recém-legalizados e há até um shopping à vista."
2. "A bandidagem se reorganizou em novas bases, agora mais modestas e discretas, instalando seus Q.G.s em locais sem UPP."
3. "Policiais da banda podre estão extorquindo 30 reais mensais dos mototaxistas, a infame taxa de segurança que eles antes pagavam aos bandidos."
4. "O propósito mais nobre da UPP é permitir que as instituições da vida civilizada cheguem à população favelada."
Estimule os alunos a opinarem sobre os temas apresentado com questões como: quais as vantagens e desvantagens do processo de pacificação? O que é preciso melhorar? Qual seria o caráter civilizatório dos processos de pacificação ocorridos no Rio de Janeiro?
2º etapa
Para melhor compreensão dos estudantes, apresente a história das favelas. Você pode clicar aqui para acessar a reportagem "A favela como um espaço da cidade", que contém informações úteis sobre o surgimento desse tipo de moradia. Outra alternativa é utilizar o texto abaixo: A origem das favelas no Brasil
De acordo com a