Metrologia
A metrologia é a ciência que estuda a medição de grandezas físicas, os sistemas de unidades, os instrumentos, os métodos e as técnicas de medição.
A medição que já era usada desde os tempos pré-históricos, vem evoluindo através do tempo. Começando pela contagem, a introdução do “pé”, unidade de comprimento, pelos gregos, a “onça”, unidade de peso, criada pelos romanos, e por fim a criação do sistema métrico (SM) na revolução francesa (CAMPILO, 2000).
O ato de medição envolve um conjunto de operações que tem como objetivo a determinação do valor de uma grandeza, podendo-se utilizar instrumentos de meio físico adequado para determinação do valor mensurado. Entretanto, o resultado da medição não conduz ao valor verdadeiro da grandeza, pois tem que se considerarem os erros e incertezas da medição (CAMPILO, 2000).
Os erros de medição, são geralmente associados a condução do método utilizado para tal. Pode-se dividir em três tipos, erro grosseiro (Eg), erro sistemático (Es) e erro aleatório (Ea), esses que somados geram o erro total da medição. O erro grosseiro é referente ao mau funcionamento ou manuseio do método, que pode acontecer pela falta de calibração dos instrumentos, com pessoas leigas ou em situações de distração, como a leitura de unidades erradas, por isso é preciso ter muita atenção, pois muitas vezes esses tipos de erros são inaceitáveis (FERRAZ, 2009).
Os erros aleatórios são parte inevitáveis da medição, pois são resultado de fatores incontroláveis. O efeito acumulado destes erros faz com que aproximadamente metade das medidas realizadas seja desviada acima, e a outra metade desviada para abaixo do valor médio (Mi), afetando a repetitividade da medida, conforme a Figura 1. Nem sempre é possível identificar a fonte dos erros aleatórios e geralmente é impossível medi-las devido a maioria ser tão pequena que não pode ser detectada individualmente (FERRAZ, 2009).
Os erros sistemáticos são causados por fontes identificáveis e são