Modalidades organizativas do trabalho pedagógico
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico.
A aprendizagem não é um processo linear e ocorre com sucessivas reorganizações do conhecimento. Por isso, se o ensino estiver baseado em fragmentos de conhecimento correspondendo a intervalos de tempo iguais, estará fadado ao fracasso.
Para criar condições a fim de flexibilizar o tempo e a retomada dos conteúdos, a autora Delia Lerner sugere que se ponha em ação diferentes modalidades organizativas do ensino, que são: os projetos, as atividades habituais, as seqüências de atividades e as atividades independentes. Essas quatro diferentes modalidades organizativas devem coexistir e se articular ao longo do trabalho pedagógico.
As seqüências didáticas de atividades são seqüências de atividades organizadas para trabalhar determinado conteúdo, seja ele discursivo, textual ou gramatical,em leitura, escuta ou produção, de modo a possibilitar ao sujeito uma apropriação efetiva dos aspectos do conhecimento implicados, de maneira progressiva.
São exemplos de atividades organizadas nessa modalidade, as seqüências de leitura planejadas com a finalidade de se estudar um determinado tema; as características de determinado gênero,uma determinada regularidade ortográfica; características de determinado movimento estético da literatura, entre outros.
Quanto aos projetos de leitura, escuta e produção de textos são atividades planejadas de maneira seqüenciada, orientadas para a elaboração de um produto final destinado a interlocutores e lugares de circulação externos à sala de aula ou à escola. Um projeto pode ser composto por seqüências didáticas de atividades e, ainda, por atividades independentes. As diferentes modalidades podem articular-se no desenvolvimento de um único trabalho.
Por exemplo: no desenvolvimento de um projeto de leitura que vise o conhecimento da obra de um determinado autor, a leitura feita pelo professor pode realizar-se nos momentos da leitura diária –