Liderança
Hoje as pessoas dentro de uma empresa executam diversos papeis para obterem sucesso em seus afazeres, priorizam a comunicação entre os diversos setores da empresa, deixando claro que para que se conquistem objetivos, é necessário que toda a equipe se motive.
A figura de chefe foi substituída por lideres, capazes de interagir com uma série de colaboradores, estimulando-os para obterem melhores resultados.
A liderança não é um cargo e sim um papel a ser exercido desde o mais simples funcionário até o presidente de uma multinacional. O objetivo de um líder é facilitar aos profissionais a se desenvolverem constantemente e mostrar ao colaborador sua importância dentro de uma célula, o líder deve ser uma pessoa capaz de realizar transformações em pró de seus companheiros de trabalho.
O foco de um líder é manter o equilíbrio para obter sucesso, devem estar atento aos resultados e ao modo como eles estão sendo conquistados. É importante obter resultados através do bom desenvolvimento de uma equipe.
O líder deve desenvolver competências tais como, ter uma visão de curto, médio e longo prazo, podendo inspirar e mobilizar a equipe por meio do compartilhamento de suas expectativas e as formas de alcança-las.
É necessário também criar estratégias que envolvam as pessoas para o alcance de resultados espetaculares. Tem que perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca serão como gostaríamos que fosse. Por isso a flexibilidade ajuda um líder a fazer o que for preciso para alcançar os resultados esperados. Deve estar preparado para modificar o caminho até o destino final. O líder deve reconhecer sua equipe, agendar reuniões quinzenais para parabenizar a equipe e comemorar os resultados importantes do período.
O autoconhecimento é um fator muito importante em um líder, pois quando o líder conhece seu ponto fraco ele pode usá-lo como ponto forte e até mesmo contratar um braço direito para suprir suas