sequencia didatica
SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
5°ANO
SITUAÇOES PROBLEMAS “NÃO É PROBLEMA É
SOLUÇÃO”.
MAIO, 2012
Situações problemas “não é problema é solução”.
Publico alvo: 5° ano do ensino fundamental
Tempo previsto: + 10 dias. Do dia 28/05 à 01/06
Material a ser utilizado: Jogo pega varetas, atividades digitalizadas e impressas,
TNT, dado.jogo da trilha.
(professora regente).
APRESENTAÇÃO
A matemática para o aluno, ganha significado quando envolve situações desafiadoras. Então, o aluno trabalha para desenvolver estratégias de resolução.
Acredita-se que não basta estar bem treinado para executar procedimentos de cálculo se não sabe que operações devem ser feitas para resolver determinados problemas. A resolução de problemas deve ser considerada como eixo norteador da atividade matemática. Através dela desenvolvem-se habilidades como: observação, comunicação, argumentação e validação de processos, além de estimular o raciocínio como dedução e estimativa.
“A
matemática
é
uma
ferramenta
para
interpretação da nossa vida”
“Tudo
tem
origem
nos
sonhos.
Primeiro
sonhamos, depois fazemos.”
(monteiro lobato)
JUSTIFICATIVA
A matemática é uma área do conhecimento importante, ela desempenha um papel decisivo na vida das pessoas, pois permite resolver problemas da vida cotidiana, tem muitas aplicações no mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial para a construção do conhecimento em outras áreas curriculares. Do mesmo modo interfere fortemente na formação de capacidades intelectuais na estruturação do pensamento e na agilização do raciocínio dedutivo do aluno.
OBJETIVO GERAL
Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade, utilizando os conhecimentos matemáticos para investigar e responder as questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade. Assim resolver situações problemas a partir da interpretação de enunciados orais e escritos,