sequencia didatica
GENÊRO TEXTUAL: DOCUMENTO – ESCRITURA DE TERRENO
2º ANO DO 2º CICLO
Alex Anderson Steimbach
Amauri Rocha do Nascimento
GENERO TEXTUAL
DOCUMENTO DE REGISTRO DE IMÓVEIS OU ESCRITURA DE TERRENO
É através da escritura que se provê publicidade das mudanças jurídicas que a propriedade sofre. É através deste documento que se vê seu status jurídico (casas, prédios, terrenos rurais, etc.). Serve para garantir a lisura e a segurança das trocas imobiliárias (compra, venda, hipoteca, dação em pagamento, etc.) ou a constrições judiciais (penhora, arresto, etc.).
OBJETIVO
Trabalhar com esse tipo de gênero para que os alunos conheçam essa forma de redação.
Saber porque se usa esses termos técnicos que geralmente aparecem nesses documentos.
Ter conhecimento da importância e o que representa esse tipo de documento para a organização da sociedade, ou seja, o direito de propriedade.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Os alunos devem trazer de casa uma cópia (xerox) de uma escritura (caso for proprietário) pode ser de sua residência ou então do vizinho, parente, etc., caso for possível.
Leitura do documento – o professor deve perguntar aos alunos quem gostaria de fazer a leitura de sua escritura, caso ninguém se habilitem o professor pode começar para incentivar.
Em outro momento o professor sorteia uma das escrituras para fazer uma leitura coletiva.
ESCRITA
Fazer o levantamento de todas as palavras que eles não conhecem ou que tem duvida sobre seu significado, devem usar o dicionário para descobrir o significado.
Identificar o proprietário para trabalhar com nomes próprios saber o que é?
Identificar o tipo de propriedade (urbana, rural, medidas)
PRODUÇÃO
Produzir uma escritura da escola, o trabalho pode ser feito individualmente ou em grupos de no máximo 5 pessoas, os alunos devem fazer uma pesquisa para saberem a medida do terreno, área construída, quem é o proprietário (Estado ou Município).
ANÁLISE LINGUÍSTICA
Logo após a produção