sequencia didatica modulos
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Atividade 1 – Apreciação das obras
Esta atividade consiste, como o próprio nome indica, na apreciação de várias gravuras de Monet e Manet com o intuito de fazer com que os alunos possam identificar algumas características comuns a todas as gravuras. Em virtude de serem classes numerosas, achei conveniente preparar dez gravuras para essa etapa, ou seja, uma gravura para cada três a quatro alunos. Sendo assim, várias gravuras estariam circulando, o que dificultaria a dispersão, pois todos os alunos estariam com alguma gravura. As gravuras vão circulando até que todos as tenham apreciado. Feito isso, começamos a discutir a impressões de cada aluno. Nas minhas turmas, o começo foi difícil, pois todos tinham medo de falar “bobagem”, mas aos poucos eles foram se soltando e expondo as suas opiniões. Nesse ponto é importante lembrar que o professor deve explicar aos alunos que não há nessa atividade respostas certas ou erradas, pois o que vale é a opinião de cada um, e não uma opinião coletiva padronizada. Cada um tem liberdade para dizer o que achou das gravuras, o que elas representam e qual acreditam ter sido a intenção do artista quando as pintou. Nessa etapa, o que vale é a reflexão, a formação de uma opinião própria a respeito do que viu e sentiu, a troca de opiniões entre colegas.
Vários são os aspectos que podem nesse momento ser explorados, como a precisão dos contornos, o uso das cores, os motivos retratados, a presença da luz, o ângulo de observação, o local, a hora, o movimento etc.
É uma atividade que deve ser conduzida com calma para dar tempo aos alunos de se adaptarem à proposta de trabalho. Depois da exposição de todos os alunos, o professor irá então falar um pouco a respeito do Impressionismo: a técnica empregada pelos artistas, os aspectos mais importantes do movimento, como registrar o instantâneo, a captação do movimento, a diluição dos contornos, a fusão do sujeito com o ambiente,