separação em hidrociclones
1. Introdução 1
2. Objectivos 1
3. Classificação em Hidrociclones 2
3.1. Hidrociclones 3
3.2. Aplicações dos Hidrociclones 4
3.3. Descrição dos Hidrociclones 5
3.4. Princípio de Funcionamento dos Hidrociclones 6
3.5. Princípio de Funcionamento dos Hidrociclones 9
3.6. Vantagens e Desvantagens dos Hidrociclones 9
3.7. Influência das Variáveis Operacionais na Classificação por Hidrociclone 10
3.8. Alguns exemplos de Hidrociclones 11
4. Conclusão 16
5. Referências Bibliográficas 17
1. Introdução
O conjunto de operações realizadas no tratamento de minérios inclui, dentre outras a separação sólido/líquido, isto é a adequação de percentagem de sólidos e/ou recuperação de água em polpas minerais, e a separação sólido-sólido em faixas de tamanhos distintos, ou seja, a classificação.
O equipamento mais utilizado nos processos de classificação na indústria mineral é o Hidrociclone, por apresentar vantagens em relação a outros equipamentos, como, por exemplo, grande versatilidade e capacidade de classificar minérios em uma ampla faixa de tamanhos, incluindo-se a separação de partículas muito ultrafinas. Está presente em diversas áreas além da indústria mínero-metalúrgica, como por exemplo, as indústrias de petróleo, química, alimentícia e cerâmica.
Em relação a sua vasta aplicação na área de processamento mineral pode-se citar seu uso nos circuitos fechados de moagem, remoção de partículas muitos pequenas na operação de desaguamento e na deslamagem de minérios para flotação (BALTAR, 2002).
Os Hidrociclones são equipamentos simples e de fácil construção, sendo basicamente constituídos de uma região cilíndrica acoplada a uma região cônica. As dimensões geométricas de cada parte são importantes no processo de separação, pois estão relacionadas com capaciade e o poder de classificação destes equipamentos. A parte cilíndrica possui uma entrada tangencial por onde a polpa é alimentada. Há dois dutos através dos quais colectados o produto grosseiro, denominado