1
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E MOVIMENTO C.T.S. NO QUADRO DAS TENDÊNCIAS
PEDAGÓGICAS NO BRASIL
(Science education and the S.T.S. movement in the framework of the pedagogical trends in
Brazil)
Paulo Marcelo Marini Teixeira
DCB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia16 paulommt@zipmail.com.br Resumo
Neste artigo, analisamos o papel da educação em ciência no contexto geral da educação brasileira. Com base nas tendências pedagógicas que historicamente vêm permeando o ensino e a pesquisa didática, procuramos compreender até que ponto a educação científica se vincula aos movimentos pedagógicos progressistas, e se há na sua agenda atual, orientações teóricas que aproximam o ensino e a pesquisa em ciências dessas tendências.
Palavras-chave: educação científica; movimentos pedagógicos progressistas; educação brasileira.
Abstract
This article analyses the role of the science education in the general context of the Brazilian education. On the strength of the pedagogical trends that historically come influencing education and the didactic research, we look for to understand until point the scientific education deal with the progressive pedagogical conceptions, and if it has in its current agenda theoretical directions that approach education and the research in sciences of these trends.
Keywords: science education progressive pedagogical conceptions; brazilian education.
Introdução
Ao longo das últimas décadas, educadores das mais diferentes matizes vêm colocando como um dos objetivos essenciais para educação formal, a questão da formação para a cidadania. A exemplo disso, Ferreira (1993), observa que a questão da educação para a cidadania não se coloca mais como um simples dilema, mas sim, como um imperativo social. Por sua vez, Demo (1996) reconhece como a maior virtude da educação, o seu potencial na instrumentalização das pessoas para a participação política. Na perspectiva do autor, a educação não chega a ser condição suficiente, mas é condição necessária para o