História e aplicação dos Hidrociclones
Os hidrociclones foram inventados, para sanar a necessidade de separar fluidos e/ou solidos de diferentes composições e densidades entre si de forma mais produtiva. Antes de usarem os hidrociclones para esta finalidade, eram usados separadores gravitacionais, que gastavam muitos minutos e diversas fases para promover a separação dos fluidos, sendo que alguns hidrocilones levam apenas segundos para realizar a mesma função com uma eficiência ainda mais positiva. Existem atualmente mais de 25 tipos de hidrociclones distintos e com funcionalidades e eficácias variáveis para determinados objetivos e finalidades. Existem também equações para determinar qual o diâmetro ideal para a atividade que vai ser desempenhada, assim como para determinar a vazão e etc. Este conjunto de equações permite a projeção e análise do possível desempenho do hidrociclone em questão para determinados tipos de fluidos.
Algumas das aplicações dos hidrociclones atualmente são: concentração de sólidos; clarificação; remoção de carbono no gesso para a produção de ácido fosfórico; classificação de pigmentos e magmas cristalidos; etc.
Apesar de serem realizados muitos projetos de pesquisa e estudos sobre hidrociclones, informações sobre hidrociclones que trabalhem com óleo e água ainda são escassas. Especulações dizem ser pelo fato de os principais financiadores deste tipo de pesquisa (geralmente empresas ligadas ao trabalho com petróleo) não serem de acordo com a divulgação destes materiais.
2. HIDROCICLONES
Os separadores ciclônicos são equipamentos utilizados para separar fluidos, fluidos/sólidos imiscíveis e de diferentes densidades. Os mesmos são classificados de acordo com as funções dos fluidos e ou sólidos que manipulam. Quando os fluidos constituem de fase contínua e são compostos de gás ou vapor, o dispositivo é denominado ciclone; se a fase é contínua e o composto for um liquido, denomina-se hidrociclone. Entretanto, o princípio de funcionamento e as