Hidrociclones
ESCOLA DE MINAS
DEPARTMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS PROF. FELIPE MILHOMEM
Seminário
Hidrociclones
PEDRO HENRIQUE SOUZA PORTUGAL
HENRIQUE HERMANO LARA
GABRIEL ANTONIO MICHELIN
ROBERTO ROLO
OURO PRETO, 25 de fevereiro de 2013.
Introdução
Os hidrociclones são equipamentos de classificação muito utilizados na indústria mineral. Foi inventado no Dutch State Mines Department na Holanda recentemente. Suas principais características são simplicidade de construção e operação, com um baixo custo de capital.
São classificados em famílias, cada qual sendo caracterizada por um conjunto de separadores que mantém entre si uma proporção constante e exclusiva de suas principais dimensões geométricas com o diâmetro da parte cilíndrica.
As proporções existentes entre as dimensões geométricas estão diretamente relacionadas com o desempenho do hidrociclone. A respeito desse fato, sabe-se, que hidrociclones, dotados de uma região cilíndrica relativamente grande, são equipamentos que oferecem uma maior capacidade volumétrica, enquanto as que têm a parte cônica de maior dimensão induzem a uma maior eficiência de coleta. Dentre as famílias clássicas podem ser citadas como exemplo a de Bradley, Rietema, Krebs, CBV/Demco, Hi-Klone, Mosley, RW, Warman.
Funcionamento de um hidrociclone No topo da parte cilíndrica do hidrociclone é introduzida tangencialmente uma alimentação dotada de energia de pressão, fazendo com que o fluido desenvolva no interior do hidrociclone um movimento rotacional. Este movimento rotacional do fluido ao longo de seu percurso gera acelerações centrífugas atuantes nas partículas presentes no meio, forçando-as a mover em direção à parede do equipamento.
Desta maneira, quanto mais o fluido adentra na parte cônica do hidrociclone maiores são as componentes da velocidade do fluido (axial, radial e tangencial), visto que a seção disponível do