Hidrociclonagem
É um equipamento muito utilizado por mineradoras para separar sólidos de líquidos através de força centrífuga. Seu funcionamento se deve à alimentação tangencial na parte cilíndrica do mesmo. Com isso forma-se um movimento em espiral descendente, arrastando as partículas maiores e mais pesadas para saída inferior do equipamento denominada underflow. Já as partículas menores e menos densas são arrastadas para o centro do equipamento, onde forma-se um movimento em espiral ascendente e estas saem por um orifício denominados overflow. As vazões do underflow e overflow são obtidas pelo diâmetro dos mesmos e pela pressão em que o equipamento é submetido para operar. Todo hidrociclone opera em conjunto com uma bomba centrífuga que é responsável por manter essa "pressão de trabalho" do mesmo.
HIDROCICLONE
[pic]Os Hidrociclones, conhecidos também por ciclones, formam uma classe importante de equipamentos destinados, principalmente a separação de suspensões solido-liquido, solido-solido, liquido-liquido e gás-liquido.
A indústria mineira é a principal usuária dos hidrociclones, sendo aplicado em classificação de líquidos, espessamento, ordenamento de partículas por densidade ou tamanho e lavagem de sólidos.
| | | |
O hidrociclone consiste de uma parte conica, seguida por uma câmara cilíndrica, na qual existe uma entrada tangencial para a suspensão da alimentação (Feed). A parte superior do hidrociclone apresenta um tubo para a saída da suspensão diluída (overflow) e na parte inferior existe um orifício de saída da suspensão concentrada (underflow).
[pic]
O duto de alimentação se denomina Injet, o tubo de saída da suspensão diluída se denomina Vortex e o orifício de saída do concentrado se denomina Apex, como se pode observar no esquema abaixo.
[pic]
A suspensão é bombeada sob pressão e entrando no