Separação de misturas
Departamento de Engenharias e Ciências da Computação
Curso de Engenharia Química
Disciplina: Química Geral Experimental I
“Técnicas de separação de misturas
Santo Ângelo, 17 de maio de 2013.
1 – OBJETIVO
O propósito do experimento foi realizar a separação de misturas homogêneas e heterogêneas utilizando-se de técnicas de filtração simples, filtração a vácuo e decantação.
2 – INTRODUÇÃO
A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras. Por isso foram criadas técnicas e procedimentos que permitem isolar estas substâncias.
Uma mistura é a associação de duas ou mais substâncias, e estas substâncias podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. Todas estas podem dar origem a uma mistura ou estar presentes em uma.
Para realizar a separação dos componentes de uma mistura deve-se analisar que tipo de mistura ela é, se é homogênea ou heterogênea e aplicar a esta a técnica de separação mais adequada. Uma mistura homogênea é uniforme e com características iguais em toda a sua extensão e apresenta apenas uma fase. Já uma mistura heterogênea não apresenta as mesmas propriedades em toda sua extensão, sendo formadas por duas ou mais fases.
Como técnicas de separação podemos citar a sedimentação, a decantação, a filtração, a dissolução fracionada, a peneiração, o magnetismo, a destilação simples e a destilação fracionada além, é claro, de muitos outros métodos.
Como exemplo prático temos a separação de misturas em estações de tratamento de água e esgoto por meio da decantação, a destilação fracionada nas refinarias de petróleo, e a destilação simples em fábricas de bebidas alcóolicas.
3 – PARTE EXPERIMENTAL
3.1 – Materiais:
Funil de vidro
Béquer de 30mL,150mL e 200mL (2)
Papel filtro (2)
Haste universal e argola
Bastões de vidro (2)
Funil de buchner
Kitassato
Bomba de vácuo
Funil de