Separacao De Misturas
- LEVIGAÇÃO – separa substâncias mais densas das menos densas usando água corrente. Ex: processo usado por garimpeiros para separar ouro (mais denso) da areia (menos densa).
- DISSOLUÇÃO \ FLOCULAÇÃO – consiste em dissolver a mistura em solvente com densidade intermediária entre as densidades dos componentes das misturas.
Ex: serragem + areia -> Adiciona-se água na mistura. A areia fica no fundo e a serragem flutua na água.
- PENEIRAÇÃO \ TAMIZAÇÃO– separa sólidos maiores de sólidos menores ou ainda sólidos em suspensão de líquidos. Ex: os pedreiros usam esta técnica para separar a areia mais fina de pedrinhas ; para separar a polpa de uma fruta das suas sementes, como o maracujá.
- SEPARAÇÃO MAGNÉTICA – usado quando um dos componentes da mistura é um material magnético. Com um ímã ou eletroímã, o material é retirado. Ex: limalha de ferro + enxofre ; areia + ferro.
- VENTILAÇÃO – usado para separar dois componentes sólidos com densidades diferentes. É aplicado um jato de ar sobre a mistura. Ex: separar o amendoim torrado da sua casca já solta.
- DISSOLUÇÃO FRACIONADA - consiste em separar dois componentes sólidos utilizando um líquido que dissolva apenas um deles. Ex: sal + areia.
- SEDIMENTAÇÃO – consiste em deixar a mistura em repouso até o sólido se depositar no fundo do recipiente. Ex: água + areia.
- CENTRIFUGAÇÃO – é o processo de aceleração da sedimentação. Utiliza-se um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador, que pode ser elétrico ou manual. Ex: Para separar a água com barro.
- DECANTAÇÃO – é a remoção da parte líquida, virando cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantação para remover um dos componentes da mistura.
Ex: água + óleo ; água + areia.
- FILTRAÇÃO – processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície