Osseo
1) Este tecido é um tipo especializado de tecido conjuntivo e é formado pela matriz óssea e células denominadas osteócitos, osteoblastos e osteoclastos (matéria orgânica). Metade da matriz óssea é constituída por matéria inorgânica, tendo presentes bicarbonato, magnésio, potássio, sódio, citrato e íons fosfato e cálcio, sendo estes dois os mais freqüentes. Possui uma região denominada capa de hidratação, que facilita a troca de íons. A parte orgânica é formada, principalmente, por fibras colágenas. O tecido ósseo desempenha função de sustentação e proteção e constitui um sistema de alavancas.
2) Os osteócitos são achatados e se localizam no interior da matriz óssea, em lacunas. São via de transporte de nutrientes e metabólitos entre os vasos sanguíneos e a morte destes confere a reabsorção da matriz.
Os Osteoblastos são as células que sintetizam a parte orgânica - como o colágeno tipo I - da matriz óssea além de participar da mineralização desta. Dispõem-se sempre nas superfícies ósseas, lado a lado, num arranjo que lembra um epitélio simples. Uma vez aprisionado pela matriz recém-sintetizada o osteoblasto passa a se chamar osteócito. A matriz se deposita ao redor do corpo da célula e de seus prolongamentos, formando assim as lacunas e os canalículos respectivamente.
Os Osteoclastos são células móveis, gigantes, multinucleadas e extensamente ramificadas. São as células responsáveis pela remodelação óssea que ocorre ao longo do crescimento de um osso ou em condições que favoreçam a reabsorção óssea, como a osteoporose ou a remodelação de uma região de fratura. Ficam localizados em regiões chamadas lacunas de Howship e podem ser requisitados para outras regiões do osso de acordo com a necessidade.
3)a. célula cuja função é a reabsorção da matriz óssea, além da regeneração e da remodelação do tecido ósseo
3b. Ao passo que o osteoclasto cresce e, posteriormente, se remodela, o osso vai sofrendo contínua reabsorção por tais células