Relatorio De Rosa Pereira
THALITA RODRIGUES CASSEMIRO DE SOUZA
Relatório de Rosa Pereira Alves
Teófilo Otoni
2015
Com a turma de Técnico de Enfermagem foi realizada vista ao asilo “Recanto Frei Dimas” com intuito de observar os pacientes. Diante de tantos pacientes me deparei com uma senhora de nome Rosa Pereira Alves. Uma senhora alegre e comunicativa que rapidamente fez uma “amizade” comigo.
Rosa Pereira Alves tem 89 anos, nascida em 19 de Dezembro de 1925 na cidade de Teófilo Otoni- MG; analfabeta, aposentada e de religião católica, 09 filhos, divorciada.
De acordo com a senhora Rosa ela morava no bairro Taquara - São Benedito e saiu de lá pela própria vontade e consentimento dos familiares para morara no Recanto Frei Dimas devido não ter ninguém para ficar acompanhado-a em sua residência que por sinal ficava em um morro muito complicado para descer e subir.
Em uma conversar muito longa notei que pela a idade já avançada à senhora Rosa é muito tranqüila, lúcida, falante e que consegue lembrar com muita clareza muitos fatos ocorridos durante toda a sua vida.
No primeiro dia de contato com a senhora Rosa, ela se encontrava na cama devido a uma forte diarréia (não identificada à causa), tomava remédios caseiros como: goma com água (do tipo farinha para fazer biscoito) soro caseiro, chá verde, etc.; mas já estava melhorando.
Segundo informações colhidas (SIC) sobre sua saúde, a senhora Rosa diz se alimentar muito bem e que seu sono durante a noite é muito tranqüilo; toma banho duas vezes ao dia sem precisar de ajuda de terceiros e que consegue manter sua higiene pessoal.
Perguntei a ela se tem algum problema de saúde onde me respondeu que é apenas hipertensa e que toma um Captopril pela manhã e tem “reumatismo”. Relata que raramente adoece, não sente nenhuma dor o desconforto há não ser do “reumatismo” que faz seus pés ficarem inchados dificultando para andar sozinha por isso tem o auxilio de uma bengala.
A conversa foi muito proveitosa