sentidos das palavras
Sentido figurado é o significado que palavras ou expressões adquirem, em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual. Por exemplo: Viviane é uma flor. O termo flor não adota o mesmo significado que possui no dicionário, sendo que a única maneira de perceber seu significado é por meio de uma análise do contexto em que o termo está inserido.
Sentido literal é o sentido próprio da palavra ou expressão, compreendido sem ajuda do contexto.
Uma palavra ou enunciado em sua forma usual, adquire valor denotativo. Por exemplo: Fomos à floricultura e compramos uma flor. Nesse caso, flor possui o mesmo sentido apresentado no dicionário, o que se entende sem que seja necessário uma análise do termo no contexto em que está inserido.
O seu oposto é o sentido figurado.
Figuras de estilo / figuras de retórica (Portugal) ou figuras de linguagem (Brasil) são estratégias que o escritor pode aplicar ao texto para conseguir um determinado efeito na interpretação do leitor, que são características globais do texto. Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas. É muito usada no dia-a-dia das pessoas, nas canções e também é um recurso literário.
Alguns exemplos:
Minha vida era um palco iluminado (...) (metáfora)
Já disse mais de um milhão de vezes! (hipérbole)
As velas do Mucuripe / vão sair para pescar.1 (Metonímia)
O Presidente da República faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei (...) (silepse)
O único sentido oculto das coisas é elas não terem sentido oculto nenhum. (paradoxo)
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas (...) (hipérbato)
Metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos. Metáfora é um