Sentidos da Palavra Razão
Trabalho de Filosofia
Os vários sentidos da palavra Razão
Professor:Sebastião
Turma: 1º A
Nomes: Thiago Lopes Gustavo de Freitas
Introdução
O Presente Trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre os sentidos da palavra Razão. Iremos falar sobre como ela é usada cotidianamente, sobre a razão objetiva e razão subjetiva, e queremos com este Trabalho aprender mais, o que é sempre importante, e aprofundar mais os nossos conhecimentos, entendendo sobre o que foi proposto pelo Professor.
Desenvolvimento
1)Exemplifique os vários sentidos em que a palavra razão é usada cotidianamente. “Eu estou com a razão” para significar que sabemos com certeza alguma coisa. “Alguém perde a razão”, como se a razão fosse alguma coisa que se pode ter ou não ter.
2)Que quer dizer Pascal ao afirmar que “o coração tem razões que a razão desconhece”?
Ele quis dizer que a palavra razão não tem o mesmo significado de razões, razões são os motivos do coração enquanto razão é o nome que damos à consciência intelectual e moral.
3)O que é a razão objetiva? E razão subjetiva? Consulte o texto para responder.
Razão objetiva é a afirmação de que o objeto do conhecimento ou a realidade é racional; razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito do conhecimento e da ação é racional.
4)Quais são as atitudes mentais opostas à razão?
As atitudes mentais opostas à razão são: conhecimento ilusório (ao conhecimento da mera aparência das coisas). As emoções (sentimentais, paixões cegas) Crença religiosa (onde a verdade é dada pela fé, numa revelação divina) ao êxtase místico (dos santos, dos profetas)
5)Enumere os princípios a que a razão obedece, segundo o texto.
1.Princípio da identidade
2.Princípio da não-contradição
3.Princípio do terceiro excluído
4.Princípio da razão suficiente
6)Explique o princípio da identidade.
O princípio da identidade é a condição do