Semântica- O sentido das palavras
SENTIDO DENOTATIVO
É quando as palavras assumem o seu sentindo literal do dicionário, o usual "real". ex: O -leão- é um animal feroz.
SENTIDO CONOTATIVO
É quando as palavras assumem sentido.
Figurado: fictício, fantasioso, emotivo, "irreal". ex: meu amigo é um leão.
AMBIGUIDADE Ocorre ambiguidade quando a frase assume mais de um significado, sentido. A ambiguidade pode ser intencional ou inadequada, dependendo do contexto utilizado. Pode ser encontrada em anúncios, frases e imagens. ex: Um homem bateu na velha com bengala. O homem pode ter dado uma "bengalada" na velha ou ele bateu na velha que usava uma bengala.
Sinonímia
Sinonímia é a divisão na Semântica que estuda as palavras sinônimas, ou aquelas que possuem significado ou sentido semelhante. Vejamos:
1. A garota renunciou veementemente ao pedido para que comesse.
2. A menina recusou energeticamente ao pedido para que comesse.
3. A mocinha rejeitou impetuosamente ao pedido para que comesse.
Vemos que os substantivos “garota”, “menina” e “mocinha” têm um mesmo significado, sentido, todos correspondem e nos remete à figura de uma jovem. Assim também são os verbos “renunciou”, “recusou” e “rejeitou”, que nos transmite ideia de repulsa, de “não querer algo” e também os advérbios que nos fala da maneira que a ação foi cometida “veementemente”, “energeticamente” e “impetuosamente”, ou seja, de modo intenso.
Podemos concluir, a partir dessa análise, que sinonímia é a relação das palavras que possuem sentido, significados comuns.
O objeto possuidor da maior quantidade de sinonímias ou sinônimos que existe é, com certeza, o dicionário.
Antonímia
Se por um lado sinonímia é o estudo das palavras dos significados semelhantes na língua, antonímia é o contrário dessa definição. Vejamos:
1. A garota renunciou veementemente ao pedido para que comesse.