Sensores opticos
São sensores cujo funcionamento se baseia na emissão de um feixe de luz, o qual é recebido por um outro elemento foto-sensível. O funcionamento destes dispositivos resume-se à interrupção ou incidência de um feixe luminoso sobre um foto-receptor, o qual provoca uma acção previamente definida electronicamente.
Rato óptico
O sistema óptico deste tipo de ratos é, basicamente, composto por um LED emissor de luz vermelha e um sensor. Quando o rato está ligado a uma superfície, a luz é emitida e reflectida de volta ao rato. O sensor actua como uma máquina fotográfica que capta uma imagem do de um determinado ponto e envia-a para um processador. Este processo é repetido a alta velocidade e o processador faz uma espécie de comparação e análise dos padrões das imagens e consegue entender o trajecto do rato. De seguida essas informações são enviadas ao computador para o cursor se movimentar de acordo com o movimento do rato.
Sensor de portões automáticos
O mecanismo destes sensores é relativamente simples. São usados dois sensores, um emissor e um receptor. O emissor emite um feixe luminoso que incide no sensor receptor. Quando esse feixe é interrompido e o sensor receptor não recebe o feixe luminoso é desencadeada uma reacção no mecanismo do portão. Hoje em dia, apenas quando o portão está a fechar é que é imediatamente parado caso o feixe luminoso for interrompido. Quando o portão está em abertura não representa aparentemente nenhum perigo para o utilizador.
Leitores de códigos de barras
O código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A leitura dos dados é realizada por um leitor de código de barras que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura, a luz é absorvida; onde a barra for clara, a luz é reflectida novamente para o leitor. Os dados capturados nessa leitura óptica são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números capazes de