sensores opticos
São Sensores cujo funcionamento baseia-se na emissão de um feixe de luz, o qual é recebido por um elemento foto-sensivel, basicamente são divididos em três sistemas: Barreira, Difusão e Reflexão, são utilizados em diversas áreas: Industrial em sistema automaticos e de segurança pessoal, residencial e predial como alarmes.
Na industria são muito utilizados, por exemplo, em sistemas de contagem de peças, determinação de fim de curso, e sistemas de segurança, os sensores em geral incluindo os sensores ópticos podem ser encontrados em duas versões PNP, e NPN, já que são em sua grande maioria baseados em transistores, a tenão mais comum entre esses sensores é de 24VDC, padrão no meio industrial e de facil integração com CLPs (Controladores Lógico Programavel), mas também é possivel ser encontrados em tensões como 220VAC, mas em menor escala.
A grande vantagem desse tipo de sensoriamento é o não contato com o sistema que será monitorado, desta forma se evita problemas mecânicos e permite, por exemplo, que a leitura (contagem de peças, etc.) se ja feita em movimento, o que garante que o sensoriamento ocorra sem interrupção do processo de fabricação.
Os encapsulamentos são os mais deiversos, porem o mais comum é o cilindrico, alguns podem ser vistos na figura.
Sensores Ópticos de Barreira
Funcionamento
Baseia-se na interupção ou incidência de um feixe luminoso sobre um foto-receptor, o qual provoca uma ação (comutação) eletrônica.
A emissão de luz é proveniente da emissão de raios infra-vermelhos em grande parte das aplicações, bem como laser. Para conseguir-se maxima eficiencia a luz é modulada ou pulsada a uma frequencia maxima de 1,5khz, frequência que será interpretada por um receptor óptico sincronizado a essa frequencia o que imuniza o sistema de interferencias da recepção luminosa ambiente.
É um sistema formado por sensores alinhados:
Aplicações Além das aplicações habituais, como contagem de peças, proteção