SENSORES OPTICOS
- Conceito de Sensor: Um sensor é um dispositivo capaz de detectar/captar ações ou estímulos externos e responder em consequência. Estes aparelhos podem transformar as grandezas físicas ou químicas em grandezas elétricas.
- Conceito de Sensores Ópticos: São componentes eletrônicos de sinalização e comando que executam detecção de qualquer material sem que haja contato mecânico entre eles.
- Princípio de Funcionamento: Baseia-se na existência de um emissor e de um receptor. A luz gerada pelo emissor deve atingir o receptor com intensidade suficiente para fazer com que o sensor comute sua saída.
- Aplicações: A cada dia, a indústria como um todo vem empregando um maior número de sensores ópticos, devido principalmente à alta precisão, alta confiabilidade e a redução de custos, além de uma vida útil enorme dos mesmos.
Os sensores ópticos são tão flexíveis que temos aplicações desde simples mouses até soluções de engenharia moderna como satélites do Projeto CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite). - Sensores ópticos passivos: Possuem apenas receptores. Ex: Sensor de Presença - Sensores ópticos Ativos: Possuem emissores e receptores. Ex: TCRT5000 - Sistema por Barreira; - Sistema por Difusão; - Sistema por Reflexão;
- LDR (light dependent resistor): O LDR é um resistor sensível à luz que varia sua resistência conforme é alterada a intensidade luminosa que incide sobre ele. À medida que a intensidade luminosa aumenta (o ambiente fica mais claro) a sua resistência diminui para algumas dezenas de Ohms, e quando a intensidade luminosa diminui (o ambiente fica mais escuro) a sua resistência aumenta para alguns mega Ohms.
Através dessa característica pode-se utilizar esse sensor para detectar a luminosidade do ambiente, para tomar uma decisão como, por exemplo, ligar uma lâmpada, como ocorre nas fotocélulas.
· Escuridão: resistência máxima, geralmente acima de 1M ohms.
· Luz muito brilhante: