Citologia
Tipos: microscópio óptico e microscópio eletrônico. O óptico amplia a imagem em até 1000x, enquanto o eletrônico amplia a imagem em até 250000x. O óptico, usa a luz para observar a célula, e amplia 5x ou 10x na lente ocular e 10x, 40x ou 100x na lente objetiva. O eletrônico é bem mais preciso, enquanto o óptico usa a luz comum para observação, o eletrônico usa um feixe de elétrons, o que permite a visualização sem o uso de pigmentos. Devido a não conseguirmos enxergar elétrons, essa imagem e transformada. Com o eletrônico, temos 2 tipos de visualização, a varredura, que é para analisar a superfície de uma célula, e a de transmissão, onde podemos ver o interior dessa célula, assim, estudando as organelas presentes nesse interior, como o ribossomo.
Célula
Toda célula possui 4 características fundamentais, independentemente de ser procarionte ou eucarionte, que são:
Ribossomos
Membrana plasmática
Material genético
Citoplasma
-Citoplasma: Pode ser chamado de hialoplasma, quando este significar tudo que está na célula.
Hialoplasma ou Citosol: parte líquida presente no citoplasma.
Organelas citoplasmáticas: Partículas em suspensão insolúveis.
-Ribossomos
Núcleo proteínas: proteínas associadas ao RNAr
Síntese proteica
Possui sub unidades ribossomais, que sempre será uma maior unida de uma menor.
Ribossomo só é ribossomo quando estiver fazendo a síntese proteica, ou seja, quando estiver em forma de subunidade ribossomal, não será considerado ribossomo, só quando essas se unirem.
Ribosina: molécula de RNA presente no ribossomo responsável pela catalisação da síntese de proteínas.
Enzimas ou holigocatalisadoras: A maioria dessas são formadas por proteínas, por isso o ribossomo é importante, pois forma as proteínas.
Para a vida ocorrer tem que ter metabolismo, que é o conjunto, a união de reações.
Os ribossomos dos procariontes possuem moléculas diferentes dos procariontes, por isso irá apresentar densidade diferente (70s dos