Sensores ópticos
As culturas agronômicas, tanto as responsáveis pela produção de grãos, frutos, hortaliças, florestais, entre outras, são diferenciadas pelas suas características morfológicas e fisiológicas, assim diferenciando entre si de espécie para espécie. Todo vegetal possui uma determinada saturação de clorofila nas folhas, sendo os que apresentam folhas, assim apresentando um índice de refletância da cor verde, denominado NDVI.
Os fatores que influenciam no cálculo do NDVI são a emissão e reflexão de dois comprimentos de onda do espectro eletromagnético: infravermelho próximo e vermelho. Para obter o NDVI, é necessário o uso de sensores, os quais existem diferentes modelos no mercado diferenciados por diferentes fabricantes, assim sendo possível realizar uma comparação de dados fornecidos por ambos.
Com o objetivo de se obter informações sobre a produtividade das culturas agronômicas relacionado com índices apresentados por aparelhos SOAT (sensores ópticos ativos terrestres), é possível ser realizada coleta de dados em campo, os quais serão discutidos a fim de obter um padrão sobre suas interações. Alguns fatores como histórico da cultura, aplicações de esterco ou fertilizações anteriores, e práticas culturais também podem afetar a vigorosidade e coloração da planta.
No mercado são encontrados sensores de diferentes fabricantes, onde os dados coletados por estes apresentam diferenciação na leitura, devido às características técnicas de cada aparelho. Em trabalhos os quais foram utilizados sensores para a obtenção de índices (NDVI, CI, SRI) em cultivos agrícolas, é possível destacar que os mais usados para fins de estudo foram o GreenSeeker® Red Hand Held TM (NTech Industries, Inc., Ukiah, CA) e o Crop Circle™ (Holland Scientific, Inc., Lincoln, NE), sendo ambos com uma frequência de coleta de até dez dados por segundo.
Avaliando o comportamento do NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) gerado pelos sensores Crop Circle, o qual utiliza dois