Sensores indutivos, capacitivos e foto elétricos
O sensor é um dispositivo que transforma a informação da grandeza física em um sinal elétrico proporcional. A grande maioria dos sensores são do tipo elétrico, sendo o sinal uma tensão ou corrente elétrica proporcional à grandeza física que se pretende medir. O sensor é o elemento sensitivo do sistema.
Sensores Indutivos O sensor de proximidade indutivo tem internamente uma bobina que produz um campo eletromagnético, que é utilizado pra detectar a presença de um objeto metálico.
Quando uma corrente percorre a bobina do indutor, um campo magnético é formado. O mesmo consiste na variação da autoindução de uma bobina por variação externa do fluxo ou variação do núcleo.
Funcionamento:
• O oscilador produz uma tensão alternada que, quando é aplicada à bobina, faz com que esta produza um campo magnético. Quando um objeto metálico perturba esse campo magnético, este decresce de amplitude.
• O circuito de sincronização que está encarregado de monitorar a amplitude do campo magnético, ao perceber a perturbação do campo, faz atuar a saída.
• Retirando o objeto metálico do campo de atuação do sensor, a saída deste retorna ao seu estado normal
Este tipo de sensor é composto por quatro elementos:
• Uma bobina;
• Um oscilador;
• Um circuito de sincronização;
• Uma saída. São indicados para aplicações onde se deseja detectar a presença ou aproximação de peças ou qualquer tipo de objeto metálico, pois funcionam através do princípio de geração de um campo eletromagnético. São utilizados em diversos segmentos como indústria automobilística, têxtil, de papel e celulose, impressão, processamento de plástico, linhas de montagem e diversas outras aplicações.
Os sensores indutivos são utilizados na detecção de objetos metálicos, podendo realizar contagem, medições de velocidade, posicionamento entre outras aplicações.
Capacitivos
Os sensores de proximidade capacitivos são bastante semelhantes aos indutivos, distinguem-se no entanto por, os sensores capacitivos, produzirem