Como Funcionam os Sensores de Proximidade
Sensor portátil detecta problemas em casa e envia alerta para celular do dono
Sensores de proximidade, como os presentes em smartphones, detectam a presença de objetos sem contato direto (Foto: Reprodução/The Code Artist) (Foto: Sensores de proximidade, como os presentes em smartphones, detectam a presença de objetos sem contato direto (Foto: Reprodução/The Code Artist))
Sensores de proximidade, como os presentes em smartphones, detectam a presença de objetos sem contato direto (Foto: Reprodução/The Code Artist)
O modo de funcionamento de um sensor desse tipo depende do seu propósito e do material que deve ser detectado, e se separa em quatro tipos principais: infravermelho, acústico, capacitivo e indutivo.
Veja como cada uma das tecnologias trabalha.
- Sensor infravermelho
O princípio desse tipo de sensor de proximidade se baseia na detecção de objetos a partir de reflexão de raios de luz infravermelha. Um equipamento com esse sensor emite luz invisível e, quando um objeto entra em seu raio de alcance, o dispositivo mede os fótons – partículas de luz – que foram defletidos pelo material “invasor”, acionando, assim, um circuito elétrico.
Sensor de movimento por infravermelho (Foto: pond5)
Sensor de movimento por infravermelho (Foto: pond5)
O sensor consegue, então, por meio da luz refletida pelo objeto, medir sua distância por meio de cálculo de frequência do sinal recebido. O problema com essa tecnologia é que pode ser facilmente interferida por outras fontes de luz ao redor, diminuindo sua precisão – porém há modelos mais avançados que modulam