Sensores
2° K ETEC: TAKASHI MORITA
CURSO: TÉCNICO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - NOTURNO
INTRODUÇÃO
O sensor é apenas a parte sensitiva de um transdutor (que é um sistema completo que produz um sinal elétrico de saída que representa a grandeza física sendo medida), que se completa em muitos casos com um circuito eletrônico para a geração desse sinal elétrico que depende do nível de energia da grandeza física que afeta o dispositivo sensitivo. Existem grandezas físicas que podem tomar qualquer valor ao longo do tempo: são as chamadas grandezas físicas analógicas, por exemplo, pressão, temperatura, umidade, vazão, força, ângulo, velocidade, luminosidade, altitude, torque, entre muitas outras. Existem outras variáveis ou características num sistema que, ao longo do tempo, só podem tomar dois valores possíveis, os quais são denominados como 0 e 1, essas variáveis são chamadas de grandezas físicas digitais. Um exemplo delas é a presença de um objeto num determinado local. Os sensores medem uma grandeza física e entregam um sinal elétrica como saída. Se esse sinal pode tomar qualquer valor dentro de certos limites ao longo do tempo, esse sensor é chamado de analógico. Se esse sinal elétrico só pode ter dois valores ao longo do tempo, sejam estes sinais de qualquer amplitude, o sensor é chamado de digital.
Tipos de sensores comerciais:
- Sensores Mecânicos: -Sensores do tipo Reed-Switch -Sensores Fotoelétricos -Foto resistores (LDRs) -Fotocélulas -Fotodiodos -Foto transistores -Fotos disparadores -Encoders Ópticos -Sensores de Imagem -Sensores Fotoelétricos -Sensores Térmicos -Bi metais -Sensores de Presença. -Sensores Ultrassônicos -Sensores Capacitivos -Sensores de Pressão -Sensores de Gases -Sensores Indutivos -Sensores de efeito Hall
Diferença entre sensores, transdutores e atuadores:
Sensor é um dispositivo de detectar a presença, apartir de certas distancia de algum material o movimento de maneira específica e mensurável analógicamente.