Sensores
Na detecção de materiais completamente transparentes. O funcionamento do sensor óptico é, basicamente, a interrupção de um feixe de luz, então caso o objeto seja completamente transparente, o uso desse sensor será inviável. O capacitivo será a melhor opção, já que ele é ativado mediante a aproximação de um objeto ou elemento na região ativa do sensor, independentemente do nível de transparência.
4 – Qual a diferença principal entre sensor puramente indutivo de sensor magnético indutivo?
A diferença principal entre o sensor puramente indutivo e o sensor magnético indutivo consiste no fato de que o oscilador do puramente indutivo está protegido, de modo que não exista emissão de campo magnético.
5 - Os sensores magnéticos (reed switch) apresentam duas ou até três regiões de comutação o que pode provocar problemas na precisão da detecção. Já nos sensores magnéticos indutivos sem contato este problema é eliminado dependendo da forma com que o imã permanente seja instalado. Demonstre esta diferença graficamente e cite as outras vantagens do sensor magnético indutivo quando comparado com o sensor magnético convencional?
Os sensores magnético-indutivo não apresentam desgastes nem oscilações durante a comutação, o que aumenta a vida útil e a confiabilidade do sistema de medição.
6 – Disserte sobre os sensores óticos com fibras ópticas.
São usados quando não existe espaço suficiente para o alojamento do emissor/receptor, em ambientes de riscos de explosão e em locais de deificil acesso.
A forma de disposição dos cabos influencia no perfil dos feixes de luz, o que evita a interferencia mutua. Um feixe acentuado de luz externa pode causar interferencia, então basta mudar a inclinação do eixo do sensor ou proteger o sensor por meio de isolamento.
Aplicações:
-detecção de pequenos objetospor meio de cabo