senso comum
Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum)
É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas.
Exemplo:
A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.
CONHECIMENTO DO SENSO COMUM
- Soluções de problemas imediatos e espontaneidade
Conhecimento espontâneo e instintivo gerado pelas necessidades de criação de soluções para os problemas de sobrevivência.
- caráter utilitarista
Conhecimento superficial que valoriza a percepção sensorial: “viver sem conhecer” e transforma-se em convicções; crenças
- Subjetividade e baixo poder de crítica
Conhecimento subordinado a um envolvimento afetivo e emotivo do sujeito que o elabora (expectativas); objetividade superficial e limitada, sem possibilidade de críticas sistemática.
Senso Comum (exemplos):
Saber Subjetivo - Porque mostram sentimentos e opiniões que vão variar de pessoa para pessoa, e de sociedade para sociedade.
Ex.: Você vai à índia, passa do lado de uma vaca e diz para um nativo:
Olha que bela vaca para fazer um bife! O Indu vai ficar incrédulo, pois a vaca lá é um animal sagrado. Já nós não vemos dessa forma. É Arbitrário, ou seja, não tem padrão, não tem critério, não é objetivo, tomando por verdadeiro as experiências anteriores do passado, sendo quase sempre espontâneo.
Ex.: Medicinas populares usam de chás para curar gripes, dores de garganta etc. Aquilo que sai do padrão, a exceção como algo