O mundo moderno
São Paulo foi caracterisado como o centro do modernismo onde artistas diziam que em São Paulo você era aberto a mais possibilidades mais criatividade. Diferentemente do Rio de Janeiro onde a burguesia se concentrava da qual era muito conservadora.
O modernismo no Brasil tem como marco inicial a semana de arte moderna de 1922, a semana da arte moderna occorei em São Paulo entre 13 e 18 de fevereiro do qual reuniu artistas tanto do Rio como da propria capital.
A primeira fase do modernismo no Brasil ocorreu de 1922 a 1930 caracterizando-se pelas tentativas de solidificar o movimento renovador e das obras e ideias modernistas.
Dentro da primeira fase do modernismo depois de varias tentativas de manifesto e tentativa de divulgação das ideias modernistas quatro movimentos culturais foram atribuidos, eles são: o Pau-Brasil, o Verde-Amarelismo, a Antropofagia e a Anta.
A segunda fase do modernismo começa de 1930 a 1945 período extremamente rico tanto em termos de produção poética quanto de prosa, reflete um conturbado momento histórico: no plano internacional, vive-se a depressão econômica, o avanço do nazifascismo e a II Guerra Mundial; no plano interno.
Assim ouve varias mudanças no estilo artistico na segunda fase por conta dos fatores mundiais, a poesia amadurece e Mario e Oswald de Andrade se tornam grandes influencias nesse momento, porem é na temática que se percebe uma nova postura artística: passa-se a questionar a realidade com mais vigor e, fato extremamente importante, o artista passa a se questionar como indivíduo e como artista.
Entre muitas poesias e livros importantes da segunda fase do modernismo um que se distaca é Vidas Secas um romance de Graciliano Ramos que retrata a vida miseravel de retirantes sertanejos obrigada