Teoria tga
A empresa é uma organização do processo econômico, que tem como finalidade a produção ou acumulação de bens e serviços. Seu processo econômico é exercido pelo empresário, aquele que possui conhecimento tácito, um conhecimento maior que adquiriu ao longo da vida, uma experiência, um conhecimento implícito, que modelamos mentalmente. Cada empresa possui um administrador, que tem as funções básicas de planejar, organizar, executar e controlar.
Toda empresa possui um chefe, e uma hierarquia, que tem como finalidade dar e obedecer a ordens para a organização executar os planos em busca do sucesso. Uma forma de pensar no futuro, articular resultado, é a estratégia. Ela serve como base de todo planejamento da organização. O downsizing , é a diminuição da força de trabalho, que tende a extinguir de alguns níveis hierárquicos. Tem como foco a diminuição dos gastos e maior eficiência, simplificando o seu processo de trabalho, aumentando a produtividade, e diminuindo seu quadro de chefes, assim dando maior autonomia aos funcionários (empowerment), acontecendo descentralização, é quando o poder absoluto passa a ser repartido. As empresas possuem diferentes culturas organizacionais, com diferentes práticas, símbolos, hábitos, valores, princípios, técnicas, política, sistema, clima organizacional e etc. o que de certa forma influencia muito em cada ambiente, no comportamento dos seus funcionários, gerando um clima organizacional.
Muitas empresas estão cada vez mais investindo em tecnologia, eficiência, qualidade, rapidez e eliminando o desperdício, pensando em minimizar os custos, aumentando o lucro. Uma forma dessa organização é o Toyotismo, que tem o propósito de produzir somente o necessário, com qualidade, em menor estoque, dando origem a uma produção enxuta, aumentando a eficiência e eliminando o desperdício, aumentando o lucro e diminuindo os gastos.
Essas visões estratégicas são processos