sensibilidade na leitura de aparelhos
Adaptado de: V. Thomsen. “Precision and The Terminology of Measurement”. The
Physics Teacher, Vol. 35, pp.15-17, Jan. 1997.
Por: Prof. J. Humberto Dias da Silva.
Para: Curso de Licenciatura em Física / Lab. de Eletromagnetismo/Unesp-Bauru 2006.
Precisão a é geralmente confundida com outros termos utilizados em medições, tais como exatidão b , resolução, e sensibilidade c . A fonte desta confusão torna-se evidente quando encontramos a definição de precisão no dicionário como “a qualidade de ser preciso; exatidão, acuidade,etc”. Além disso, ao discutir erros associados aos processos de medição observa-se que o uso de conceitos estatísticos nos vários campos de aplicação é diferente e o vocabulário utilizado raramente coincide. Finalmente, as interessantes relações existentes entre os quatro termos – precisão, exatidão, resolução, e sensibilidade pode ser causa adicional de confusão.
Thomsen apresenta no trabalho definições destes termos consistentes com a terminologia da ASTM (American Society for Testing and Materials) e discute a interrelação entre os termos.
Precisão e Exatidão
A precisão de uma série de medições é uma medida da concordância entre determinações repetidas. A precisão é usualmente quantificada como o desvio padrão de uma série de medidas.
A exatidão de uma medida (ou da média de um conjunto de medidas) é a distância estimada entre a medida e um valor “verdadeiro”, “nominal”, “tomado como referência”, ou “aceito”. Geralmente é expressa como um desvio ou desvio percentual de um valor conhecido.
A precisão geralmente é associada com erros aleatórios do processo de medição, enquanto a exatidão está associada a fontes sistemáticas.
A Tabela 1 extraída de Halliday e Resnick (Fundamentos da Física, Vol.3, p. 10) pode ajudar a aquisição de um melhor conhecimento da diferença entre exatidão e precisão. Embora não especificado o termo “uncertainty” (incerteza) dado é