Tecnico
Disciplina: Instrumentos de medidas
Multímetro O multímetro é o instrumento de medida muito usado nas oficinas de Eletrônica e Eletricidade, pois, como seu nome já diz, com um só instrumento é possível efetuar medidas de várias grandezas elétricas. O multímetro também é conhecido pelo nome de multiteste. Ele possibilita medidas rápidas de tensão, corrente, resistência e, eventualmente, de outras grandezas como indutância, capacitância, temperatura, etc. Para a maioria dos trabalhos a serem realizados na localização de defeitos e avarias na parte elétrica e eletrônica de um veículo é utilizado o multímetro. Pode-se dividi-los em dois tipos básicos, o analógico e o digital. O tipo analógico possui um mostrador com varias escalas graduadas, onde o deslocamento de um ponteiro permite a interpretação do valor da grandeza que é medida (tensão, resistência e corrente).
Um multímetro digital oferece a facilidade de mostrar diretamente em seu visor, que chamamos de display, o valor numérico da grandeza medida, sem termos que ficarmos fazendo multiplicações (como ocorre com multímetros analógicos).
Em multímetros digitais o valor da escala já indica o máximo valor a ser medido por ela, independente da grandeza.
Características principais de um multímetro
a) Mecânicas - As características mecânicas referem-se, obviamente, àquelas de caráter construtivo, tais como: tamanho, peso, robustez, facilidade de interpretação da escala, etc. Assim, o técnico reparador domiciliar deve dar preferência a um multímetro portátil, isto é, leve, mas que seja também robusto, ou seja, de construção sólida, para evitar que ele se danifique com os constantes choques mecânicos. É claro que, se o multímetro se destinar à bancada de oficina ou laboratório, a portabilidade deixará de ser importante devendo a escolha recair no aparelho que tenha escala ampla e fácil de ser lida, desde que, evidentemente, possua as