mestre
Muitos elementos químicos aquecidos em alta temperatura, transmitem luz com espectro de cor característico. O sódio fornece nessas condições luz amarela, e o potássio luz roxa. Cada uma dessas cores indica comprimentos de ondas distintas. A intensidade das cores produzidas por emissão de gases queimados é proporcional à concentração do metal presente na solução. O aparelho que permite obter essas condições é o fotômetro de chama. No fotômetro a solução é introduzida no aparelho com mistura de gases sob a forma de “spray”, e é queimado na chama de gás.
Preparo de soluções : Peso Atômico : Na+ = 23 K+ = 39 Cl - = 35,5
- Solução Padrão Estoque: pesar exatamente 0,8190g de NaCl e 0,0372g de KCl. Dissolver em H2O deionizada e passar para um balão volumétrico de 100 mL e completar o volume com H2O. Esta solução contém 140 mEq/L de Na+ e 5 mEq/L de K+.
- Solução Padrão de Uso : fazer uma diluição correspondente a 1:100 da Solução Padrão Estoque.
- Amostra ( soro ) - preparar uma diluição da amostra correspondente a 1:100.
Técnica
1) Ligar o compressor e acertar a pressão para 0,2 libras.
2) Ligar o aparelho e acender o gás.
3) Colocar o filtro para sódio.
4) Colocar na agulha de aspiração, deixar aspirar a H2O e acertar o zero, pegar a solução diluída 1:100 do padrão e com o botão “sensibilidade” acertar a divisão 140 para o sódio.
5) Colocar na agulha de aspiração, deixar aspirar a H2O e acertar o zero Colocar na agulha de aspiração o soro problema diluído ( com filtro para sódio).
6) Exemplo Padrão deu leitura 140 = 140 mEq/L Soro deu leitura 136 = 136 mEq/L
7) Trocar o filtro para potássio.
8) Deixar aspirar a H2O e acertar o zero e colocar na agulha de aspiração o padrão diluído e acertar a