Galvanômetro
Nossa experiência será dividida em duas partes, sendo elas:
1.1 Galvanômetros de Bobina Móvel e Imã permanente: determinação da sensibilidade e resistência interna dos galvanômetros comerciais de bobina móvel.
1.2 Amperímetro e Voltímetro de uma Bobina Móvel: verificar como um galvanômetro pode ser transformado num amperímetro e num voltímetro.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA:
3. PARTE PRÁTICA: GRUPO 15
3.1 - Galvanômetros de bobina móvel e imã permanente.
3.1.1 – Determinação de Rg: monte o circuito conforme a figura abaixo e determine Rg pelo método descrito anteriormente:
[pic]
a) Com a chave aberta, ajustamos E até o microamperímetro atingir o fundo de escala, ou seja, Ig = Igmáx.
b) Anotar os valores de E e de Igmáx.
c) Sem alterar o valor de E, fechar a chave K e ajustar a década resistiva (Rx) até que o ponteiro do microamperímetro esteja no meio da escala, ou seja, [pic]. Nesta situação temos Rg=Rx.
d) Anotar o valor de Rg=Rx.
3.1.2 – Levantamento de dados: Monte o circuito da figura abaixo, variando o valor de E (lida com um multímetro digital) preencha a tabela I, onde:
Ө = deflexão do ponteiro em divisões da escala do galvanômetro; Ig = leitura em µA conforme escala existente no galvanômetro;
IR = corrente calculada (real) a partir de: E = tensão da fonte medida com multímetro digital (escala VDC); R = valor de R = 220kΩ medida com ohmímetro digital; Rg = resistência interna do galvanômetro medida anteriormente.
[pic]
[pic]
3.1.3 – Determinação da sensibilidade e precisão do galvanômetro: com os dados definidos na tabela I, construir a curva ( e IR (traçar a reta média) e da mesma obter:
a) A sensibilidade do galvanômetro(S);
b) O erro máximo de linearidade do ponto mais afastado da reta média (e) em percentagem;
c) Calcular a máxima tensão que pode ser aplicada entre os terminais do galvanômetro (Vmáx.) em Volts;
d) A resolução do galvanômetro ((Ig)